Acerca de

Raquel Pereira
Raquel Pereira

Psicóloga Clínica (Cédula nº 22982)

Terapeuta Sexual certificada pela SPSC

Formadora Certificada (CCP)

Áreas específicas de Interesse: Sexologia Clínica, Diversidade Funcional, Mindfulness e Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração


Raquel Pereira nasceu no Porto e reside atualmente em Ermesinde, Concelho de Valongo. É Psicóloga Clínica, e colabora com o Grupo de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) do Centro de Psicologia da Universidade do Porto.

Em 2014, concluiu o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Neste âmbito, realizou estágio académico no Projeto Direitos & Desafios - CLDS, em Santa Maria da Feira, nas áreas de intervenção familiar e parental, violência doméstica e desemprego. 

Entre 2015 e 2020, realizou Doutoramento em Psicologia na mesma faculdade, na temática da sexualidade e incapacidade física, sob orientação do Prof. Dr. Pedro Teixeira (Universidade do Minho) e do Prof. Dr. Pedro Nobre, com apoio de uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/112168/2015) . Neste âmbito, colaborou com o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia enquanto Psicóloga Júnior, no desenvolvimento de intervenções psicoeducativas nas áreas do Mindfulness e Sexualidade. Também realizou formação complementar no estrangeiro, na KU Leuven (Bélgica), e no Centro de Reabilitação Basalt (Holanda).

SexLab - Grupo de Investigação em Sexualidade Humana

Detém Especialização Pós-Universitária em Sexologia Clínica, Níveis 1, 2 e 3 (Educação Sexual, Counselling e Sexologia Clínica) pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, tendo obtido certificação enquanto Terapeuta Sexual. Neste âmbito, realizou estágio clínico de sexologia na Consulta de Sexologia do Hospital Magalhães Lemos (160h), sob supervisão da Dr.ª Zélia Figueiredo. É pós-graduada em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração - Mindfulness e outras abordagens, pelo Instituto Português de Psicologia. Detém o curso de Mindfulness Based Cognitive Therapy pelo Centre for Mindfulness Research and Practice da Universidade de Bangor, e o curso de Mindfulness Self-Compassion pela Psikontacto. Desde 2016, é formadora certificada pela Escola de Negócios e Administração (ENA) e o Centro Nacional de Qualificação de Formadores.

Colabora em diferentes projetos de investigação, e investigação-ação, na área da Sexologia Clínica, e participa regularmente em palestras e conferências na área da sexualidade enquanto oradora convidada. É autora e coautora de várias publicações científicas, e tem experiência enquanto revisora científica. 

É membro efetivo da Ordem do Psicólogos Portugueses, membro estudante da International Academy of Sex Research e sócia da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.

Crie o seu site grátis!